Em um dia em que são anunciados vários fornecedores do Programa KC-390 no Brasil o avião também foi notícia na Argentina.
Ao visitar o stand da FAdeA (Fábrica Argentina de Aviones), explicou com detalhes as partes que a empresa fará para o Programa KC-390. A participação foi acertada durante a LAAD 2011 (abril), com a presença do próprio Ministro Puricelli e também do Ministro Nelson Jobim.
A FAdeA é herdeira das tradições aeronáuticas argentinas da FMA (Fábrica Militar de Aviones). Recomprada da LockheedMartin em 2009, pelo Estado Argentino está em fase de reconstrução. Completará 84 anos em Outubro próximo. E de suas instalações saiu, entre outros projetos, o Pulqui I, primeiro avião a jato da América do Sul, e então o oitavo do mundo em 1947.
Os principais projetos atuais são:
– Projeto de novo avião treinador básico;
– Previsão dos motores do Pucará (que deverá ter uma vida operacional até 2045);
– Produção de um novo lote de 40 Pampas com novo motor e aviônica, e,
– Participação no Programa KC-390.
Para a partiipação da FAdeA no Programa KC-390 o Ministro Puricelli, que foi Diretor da FAdeA, informou a DefesaNet que já foram investidos 15 milhões de dólares na planta de Córdoba.
A importância do Programa KC-390 para a Argentina está no próprio título desta edição do SINPRODE 2011 – “Ciencia y Tecnología para la Defensa: Un motor para la Industria Nacional”.
Assim, com a presença do Dr Murilo Marques Barboza, Secretário de Produtos de Defesa, do Ministério da Defesa, que está na Argentina para dar seguimento ao Memorando de Entendimento assinado na segunda-feira (05 Setembro), entre os Ministros da Defesa do Brasil e Argentina, o Ministro Puricelli detalhou para a imprensa argentina a participação do seu país no Programa KC-390.Que é vital para o ressurgimento da indústria aeronáutica argentina, tanto que afirmou, que se a ENAER (Chile), desistir de alguma parte a FAdeA assumirá a responsabilidade.